Na terça-feira, 28, foi realizada a 43ª Sessão Ordinária do 1º Período de 2023, na Câmara de Vereadores de Timbó, com votação de Projeto de Lei Ordinária e Moção, e presença na Tribuna Popular.
Foi a votação o Projeto de Lei Ordinária nº 94/2023 que autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2023, da Administração Direta e Indireta, no qual foi aprovado por sete votos.
Os vereadores também votaram a Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 2.630, de 2021, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), bem como ao Projeto de Lei nº 4.308/2021 que propõe a concessão de tempo adicional para pessoas portadoras de transtorno de déficit de atenção, dislexia e TDAH realizar qualquer atividade avaliativa, prova ou trabalho, como forma de equidade, e garantia de um processo de aprendizagem de qualidade. A Moção é de autoria da vereadora Gilmara Maria Baddaratz Giotti, subscrita pelos demais vereadores. Essa proposição foi feita em apoio a Moção de autoria do vereador jovem Ryan Diniz, do Parlamento Jovem, e subscrita pelos demais vereadores jovens. A Moção foi aprovada por sete votos.
Durante a Sessão teve a Tribuna popular, no qual foi solicitada pelo GIEA (Grupo Intersetorial de Educação Ambiental) Gaia Timbó.
A presidente do GIEA, Carla Soraya Groni, utilizou-se da Tribuna para falar sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo neste ano de 2023. No início apresentou um vídeo sobre os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Frisou sobre a Semana do Desenvolvimento Sustentável, o Dia da Família, Caminhada Noturna no Morro Azul (1ª Edição), II Ecogincana, I Noite de Documentários, Projeto de implantação de Hortas e Composteiras em unidades escolares que iniciaram neste ano, e Arborização urbana.
Para o ano que vem, conforme Groni, o grupo continua com os projetos macros: Semana do Desenvolvimento Sustentável, II Concurso de Documentários, III Semana do Desenvolvimento Sustentável, Caminhada Noturna, continuidade nos Projetos e Programas já existentes com ênfase em gestão dos resíduos, importância das árvores e das florestas e mata ciliar. O Dia Mundial da Limpeza será em 21 de setembro e acontecerão ações em datas comemorativas ambientais gerais.
Ao final da Sessão, o presidente Edson José Bona informou que acontecerá a Sessão Solene para entrega de título honorífico de Cidadão Honorário ao senhor Tarcísio Bertoldi, no dia 5 de dezembro, às 17 horas. Logo após, às 18 horas, acontecerá a Sessão Ordinária.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE